GUIA DE MÍDIA SOCIAL PARA ARTISTAS

Dicas para artistas

Você está pronto para alcançar o sucesso? Saiba que SÓ DEPENDE DE VOCÊ! Hoje reunimos algumas informações para criar esse manual de dicas para artistas. Totalmente gratuito para todos os artistas e principalmente para quem está começando a sua jornada agora.

Atualmente as REDES SOCIAIS TÊM SE TORNADO UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL para a criação de imagem e divulgação de trabalhos dos artistas. Saber se posicionar e entregar o que você produz, nas redes sociais, pode se tornar um diferencial para prosperar na indústria e no mercado.

Todas as REDES SOCIAIS SÃO GRATUITAS, e com empenho de esforço e dedicação fica mais fácil para alcançar o seu sonho. As plataformas mais acessadas atualmente são: INSTAGRAM, FACEBOOK, YOUTUBE, TIKTOK E TWITTER.

Como são ferramentas diferentes, também possuem público diferente, logo, é interessante que o artista esteja presente em todas elas. A interação com pessoas é o conceito básico de uma rede social, por isso não tenha medo de interagir com o máximo de pessoas possível.

Antes de iniciar posts frenéticos, é bom SE ATENTAR ÀS REGRAS E TERMOS DE USO de cada rede, para evitar que sua conta perca relevância, não seja distribuído seu conteúdo, ou até mesmo banida por alguma regra infringida.

Saiba Mais sobre: Ser Independente ou Assinar com Produtora – #BatalhaFUNK

(Foto: Reprodução Twitter / MC Hariel, MC Ryan SP e MC Paiva) 

O bom senso sempre é bem-vindo, e EVITAR TEMAS POLÊMICOS que possam incomodar outras pessoas trará uma boa reputação e baixa perda de seguidores.

APRENDA SEMPRE! Saber editar fotos e vídeos, com programas básicos disponíveis até pelo celular trará muita qualidade em suas artes, e usar filtros e gifs nas postagens será um diferencial.

Um bom investimento para elevar o nível é em equipamentos como uma câmera, iluminação ou um CELULAR QUE FAÇA UM BOM TRABALHO. Lembre-se sempre de se atentar ao ambiente, fundo da foto/vídeo (DETALHES IMPORTAM). Um amigo para ajudar nas gravações é muito bem-vindo.

INVISTA EM UMA IDENTIDADE VISUAL evidente que converse com seu público, fazendo ele se identificar com o que você está compartilhando, você precisa adotar uma identidade coerente que passe bem a mensagem que você deseja. Para artistas o estilo conta muito!

POSTE COM FREQUÊNCIA. A melhor maneira de crescer nas redes é se manter sempre presente, assim você sempre manterá o seu público atualizado e engajado. Pensando nisso, continue sempre postando novidades e o que anda fazendo, saiba analisar os horários e os dias em que seu público está mais ativo.

Mesclar posts profissionais com vida pessoal é opção do artista a depender da sua estratégia de marca e posicionamento, porém é bom se atentar e evitar exageros. OS FÃS GOSTAM DE SABER DA ROTINA DO ARTISTA, SEU LIFESTYLE E ATIVIDADES.

Tenha um bom material de divulgação. Crie capas de álbum, tenha fotos artísticas, inclua o nome de sua música nas artes, TENHA TEXTOS CHAMATIVOS E CRIATIVOS!

E vamos às DICAS DE POSTS!

Sua BIO é seu cartão de visitas, então CAPRICHE NA FOTO DE PERFIL, de capa, coloque informações de contato, conte quem você é, inclua links de outras redes sociais, onde achar sua música, etc.

MESCLE POSTAGENS COM FOTOS E VÍDEOS. Inclua também carrosséis com diversas artes em um único post.

SAIBA USAR AS HASHTAGS ao seu favor para aparecer no “explorar” das redes sociais. Marcação do local de interesse também fará sua postagem aparecer para mais pessoas na busca.

UTILIZE OS DESTAQUES, fixar posts importantes, marcar amigo/colaborador de conteúdo para ser repostado. Organize seu feed com uma identidade visual única que remeta a você, com cores, estilo e formatos que sigam algum padrão.

Saiba Mais Sobre: Os MCs Com Mais Seguidores no Instagram – #BatalhaFUNK

Interaja com mesmo perfil de artistas que o seu, NÃO PERCA NEM DESVIE SEU FOCO. Comente nos posts de seus ídolos e quem você se inspira, seja visto pelo público geral.

Com a sua audiência faça perguntas, enquetes para interação e engajamento. Não se esqueça de PEDIR PARA O PÚBLICO TE SEGUIR, COMENTAR E COMPARTILHAR seu conteúdo.

TENHA DISPONIBILIDADE PARA RESPONDER. Deixe seu contato de fácil acesso (e-mail, direct ou whatsapp), pode ser útil para patrocinadores e contratantes, inclusive.

E não se esqueça de MANTER OS SEUS DADOS SEMPRE ATUALIZADOS, conhecer novas redes sociais e se atualizar das políticas das plataformas.

ESTÁ LANÇANDO MÚSICA NOVA? BORA PROMOVER!

FAÇA O SEU PLANEJAMENTO com a antecedência necessária para soltar prévias, teasers e trailers.

CRIE UMA PLAYLIST E INCLUA A SUA FAIXA com músicas que te inspiram e que você acredita que se identificam com o conteúdo que você está promovendo.

TENHA UM RELEASE contando sobre o trabalho. É um pequeno texto (2 ou 3 parágrafos) que fala sobre sua carreira, sobre o novo lançamento e outros detalhes como inspiração e nomes dos profissionais que participaram da produção.

FAÇA UMA FOTO OFICIAL de boa qualidade para a música e atualize os perfis de suas redes sociais.

Para os teasers, material que será postado antes do lançamento, use trechos curtos do seu videoclipe ou arte visual, sem entregar muito, com as informações principais do lançamento, como data, nome do produto e seu nome como assinatura.

CRIE SEU PERFIL DE ARTISTA OFICIAL NAS PLATAFORMAS digitais como Spotify e Deezer. Incentive os seus fãs e amigos a seguirem o seu perfil de artista para que a sua faixa apareça no radar de novidades deles.

Saiba Mais Sobre: Os 5 MCs mais ouvidos do Spotify – BatalhaFUNK

CRIE GRUPO DE AMIGOS para compartilhamento de novidades, lançamentos e distribuição do seu conteúdo.

ENVOLVER OS FÃS E PROMOVER O CONTEÚDO. Você pode usar as postagens da comunidade para promover enquetes, vídeos, listas de reprodução, fotos, postagens e novos lançamentos.

FAÇA PARCERIA COM INFLUENCIADORES para a divulgação em todas as redes sociais. Ofereça alguma permuta.

Inclua suas músicas em vídeos virais e posts para serem compartilhados.

Achou fácil ou difícil? É o preço do sucesso e alcançar o seu sonho! Iae, vai correr atrás?!

Leva tempo, não desista, você pode estar bem próximo.