Ser Independente ou Assinar com Produtora

Tasha e Tracie

Os caminhos para se consagrar como artista de sucesso exigem muita paciência, sabedoria e vontade de vencer através do seu seu talento e esforço, seja artista independente ou artista de produtora, se não correr atrás o jogo não vira.

O sucesso na música se dá por diversos fatores, pode ser por planejamento, pode ser por sorte, ninguém sabe a verdadeira fórmula, pois não existe uma receita exata para atingir o sucesso na música.

Em sua maioria, artistas que hoje são populares e com carreiras consolidadas, começaram suas jornadas de forma independente, sem muitos recursos, a maioria começando do zero, arriscando diversos caminhos para chegar no topo ou ser visto.

Notamos que, se o artista não fizer a parte dele, jamais ele irá atingir o reconhecimento mínimo em sua carreira, pode ter o talento que for, se não se esforçar nada iria adiantar.

Saiba Mais Sobre: A Importância Da Representatividade – #BatalhaFUNK

(Foto: Reprodução Twitter / Marechal)

Artista Independente

O artista independente está buscando construir a sua carreira do zero, com pouquíssimos recursos e apoio, mas a sua vontade e seu talento o qualifica para buscar seu lugar ao sol. 

É ele que escreve suas próprias músicas, ele que muitas vezes produz o instrumental, grava o próprio vídeo clipe e faz o seu próprio marketing do seu trabalho e ainda é seu próprio empresário, negociando shows e parcerias.

E se ele não pôr a mão na massa, ninguém o fará! É responsabilidade dele gerir a carreira, contratar produtor musical, contratar videomakers para gravar seu clipe, e delegar a divulgação da sua música para alguma empresa ou pessoa que trabalhe com isso.

Artista De Produtora

Por outro lado o artista de produtora, conseguiu um feito muito importante, entrar para uma empresa que vai gerir totalmente a sua carreira, e não terá mais que se preocupar com os afazeres da época em que era independente.

Ao entrar para uma produtora, você tem uma equipe à disposição para que sua carreira cresça. Você tem estúdio musical a sua disposição, produtores musicais, compositores, uma equipe de audiovisual para seus vídeos, uma equipe de marketing e comercial que vão comercializar seus shows.

É claro que, a produtora não vai fazer 100% do trabalho, e nada adiantará se você não se esforçar, não cuidar da própria saúde, ter uma postura de artista na rua e principalmente nas redes sociais. Saber ser artista é extremamente importante para se manter com sucesso.

Saiba Mais Sobre: A importância Dos Feats No Funk – #BatalhaFUNK

(Foto: Reprodução Instagram / DJ GBR)

Dias Atuais e Tendência Para o Futuro

Recentemente grandes artistas da música urbana estão optando pela carreira independente, pois notaram que podem gerir com eficácia as suas carreiras desde que tenham conhecimento do mercado.

Foi o caso das gêmeas do rap Tasha e Tracie, após explodirem na cena com um estilo musical autêntico, resolveram não renovar com o selo CEIA, e após receberem diversas propostas, de quase todos os selos do Brasil, optaram por seguir a carreira independente.

E aí qual caminho você acha melhor? Ser um artista independente ou um artista de produtora? Deixe aqui nos comentários do #BatalhaFUNK