Spotify Dominado por Funk e Trap

O Spotify é um dos maiores streamings do mundo e aqui no Brasil é a ferramenta mais utilizada entre os consumidores de música nos dias de hoje, se tornando um caminho bem disputado entre os artistas que buscam aumentar seus números de audiência. Com diversas playlists populares como o Top 50 Brasil e Top Global que medem o que os usuários da plataforma mais gostam de ouvir.

Desbancando a predominância do Youtube e sendo impulsionada pelo TikTok, o Spotify se tornou a maior fonte de renda dos artistas, e não só dos artistas, produtores, compositores e colaboradores também podem estar listados na plataforma e lucrando junto com os artistas.

É importante sempre lembrarmos que a era das plataformas digitais veio como uma espécie de salvador da música, basta voltarmos para o início dos anos 2000 onde a tecnologia começava a ganhar grandes evoluções para entendermos o quanto o mercado da música sofreu com a quebra do código do CD e a distribuição desenfreada entre usuários que compartilhavam entre si as músicas, derrubando assim as vendas das gravadoras, ocasionando a maior crise que o setor musical enfrentou.

Com isso, o momento da salvação do mercado musical se deu com o avanço da tecnologia e da oportunidade de novas formas de consumo serem criadas. Primeiro a explosão do Youtube, onde você pode ver clipes e shows de seu artista preferido, que antes se limitava em pequenas aparições na TV. E foi o momento que os músicos começaram a ganhar dinheiro com a internet, monetizando seus conteúdos e ficando mais próximo do seu público. 

O momento de ouro do mercado da música retornou com as chegadas dos streamings, que dominaram os celulares dos ouvintes, e com a mesma ideia do YouTube de monetizar os criadores de conteúdo, porém em primeiro momento focado nos artistas e músicos, sem vídeo e apenas o áudio das músicas.

Como os streamings se tornaram uma febre no mundo todo, por ser um lugar de fácil acesso e com praticidade para encontrar músicas, todo o mercado da música migrou para as plataformas, e essa foi a melhor mudança possível, pois as plataformas abriram caminhos para as distribuidoras crescerem, tornando o mercado novamente organizado, rentável e seguro para os músicos.

(Foto: Reprodução Instagram)

Agora que você já sabe sobre a importância das plataformas digitais nos dias de hoje, vamos entrar na maior plataforma da atualidade, para saber quem está bombando e dominando o topo das paradas. Hoje a maior playlist do Brasil está no Spotify, a Top 50 Brasil mede as músicas mais ouvidas aqui no território nacional, e através dela o público sabe quem está bombando no momento, e para as gravadoras serve principalmente para medir como está andando a carreira de seus artistas. 

E os artistas que estão nas primeiras posições são considerados os maiores do momento, onde o Top 50 se torna o Top 10 estão as músicas mais tocadas no Brasil, e você sabe quais são os artistas e as músicas do momento? 

Se Liga no Spotify!

Vejas os artistas que estão no Top 50 – Brazil | Spotify Playlist 

Por muito tempo o top das paradas foi dominado pelo sertanejo universitário, estamos falando desde quando o Spotify se popularizou em solo nacional. Uma predominância que acompanhou o melhor momento do sertanejo.

Mas nem tudo é para sempre, eis que a ascensão do funk e do rap, chegaram nos topos das paradas, brigando com sertanejo e outros singles que estouraram por um tempo. O Rap traz o Trap como uma de suas vertententes e podemos dizer a mais popular do movimento. E o Funk com toda sua diversidade de ritmos que conquistou todas as classes do Brasil.

(Foto: Reprodução Instagram)

Hoje, de 10 músicas do TOP 10, 6 são músicas urbanas entre Funk, Trap e Rap. Uma grande conquista para os ritmos que mais sofreram para conquistar o reconhecimento, embora sempre foram populares, existia uma certa repressão por parte da mídia e de outras classes mais altas da sociedade. Importante frisar que chegamos ao topo, que também estamos saindo do Brasil levando nossa música urbana, conquistando prêmios internacionais, entre outras conquistas que vamos presenciar no futuro com certeza.

Inclusive o #BatalhaFUNK tem sua playlist oficial lá no Spotify, com os Hits dos MCs e DJs que estão detonando no nosso app, acesse já: