Processos de Criação de Música Urbana

Hoje vamos falar sobre um assunto bem legal, principalmente se você tem curiosidades sobre como funciona o processo de criação música urbana, e como nosso campo de atuação é a música urbana, vamos trazer algumas técnicas e macetes que os artistas praticam para criar seus hits.

Lembrando que não existe um processo padrão ou até mesmo uma regra a ser seguida, pois cada artista tem seu ritual de criação que o deixa confortável para atingir melhores resultados. 

Existem MCs que gostam de escrever a letra antes de fazer qualquer outra coisa, já outros MCs escolhem o beat e desenvolvem a letra especialmente para aquela batida. Outra coisa bem curiosa que rola bastante na música urbana, é a conexão entre Produtor e o MC, pois você já deve ter notado coisas desse tipo: “Nossa, o MC “X” só produz com o DJ “Fulano”” e isso acontece bastante, pois é necessário que ambos estejam na mesma sintonia para chegar em um resultado satisfatório.

Ou seja, não existe uma regra específica ou uma receita para o sucesso, existem algumas coisas que podem facilitar a chegar em um bom resultado, onde o público vai gostar e por isso que hoje além de qualidade, você precisa ser consistente.

Composição Musical

É o processo criativo onde o MC transmite suas ideias para o papel, com um lápis e uma borracha escrevem seus sentimentos atuais. Você com certeza conhece diversos artistas versáteis na música urbana da atualidade, o MC que tem essa característica de tempos em tempos muda os temas das suas músicas. 

(Mc Livinho / Foto: instagram) 

Exemplo: MC Livinho escreve e interpreta diversas vertentes que vão do Funk Consciente, Funk Ostentação, Love Song, Trap e entre outros ritmos fora do funk.

Love Song: MC Livinho – Fazer Falta 2 (GR6 Explode) Perera DJ

Funk Consciente: MC Livinho – Pare de Chorar Mãe

PagoFunk: MC Livinho e Péricles – Bandida (KondZilla)

Gravação de Voz

Como foi dito acima, cada MC tem seu ritual de criação, seu jeito de pôr em prática tudo aquilo que está em sua mente, pois na hora da gravação é importante que você esteja em um local adequado para atingir a qualidade que você espera. 

Gravar a voz em um estúdio com uma boa acústica, bons equipamentos fazem muita diferença no resultado final, e claro se cuidar também é muito importante. Aulas de canto, técnicas vocais para você não desgastar a sua voz, vão deixar você mais perto da qualidade que almeja.

Produção Musical

Essa parte é uma das mais importantes, se não a mais importante do processo de criação de uma música, pois o MC teve a ideia de escrever sobre um tema e gravou a acapella (voz), e quem faz tudo isso ganhar corpo é o produtor musical, por isso citamos acima a importância do MC estar alinhado com o seu produtor, com isso ficará mais fácil e cômodo para ambos finalizarem a música com qualidade.

O produtor tem a missão de pôr as batidas que se encaixam e ajudam a transmitir o que o MC está passando em suas letras, achar os elementos necessários, criar as melodias que vão sustentar o ritmo da música e direcionar o MC em gravações extras, pois é normal após a produção, o produtor solicitar que o MC regrave a voz com outros elementos e técnicas para encaixar nas ideias da música.

(Produtor Caio Passos / Foto: instagram) 

Divulgação da Musica

Após estar tudo gravado e mixado, a música está pronta para chegar em seus ouvintes, mas para chegar até eles, você precisa também fazer a parte de divulgação, o marketing do seu produto, quem é artista independente ou já passou por isso sabe como funciona, escreve a música, as vezes é você que produz e a tarefa de divulgar também é sua.

Nos dias atuais está mais fácil, já que existem algumas distribuidoras digitais que você mesmo sendo artista independente consegue fechar contrato de distribuição e divulgar sua música ou seu álbum em todas as plataformas de streamings da atualidade. 

Tecnologia no Auxilio da Criação de Música

Hoje existem diversas ferramentas tecnológicas para desenvolver suas músicas, desde um bloco de notas no celular, um gravador de voz para gravar suas letras para não esquecer e redes sociais para divulgar suas músicas, ferramentas simples que se tornam importantes no dia a dia de um MC.

Se aprofundando mais na tecnologia, hoje temos um app exclusivo para músicos se desenvolverem com todas essas ferramentas citadas, o #BatalhaFUNK é o novo suporte dos MCs, lá eles conseguem gravar e esboçar suas músicas com beats exclusivos da plataforma, que conta com um time grande de DJs e Produtores que agregam com seus instrumentais.

Um novo marco da música urbana, pois o app é uma rede social onde você consegue se conectar com diversos artistas da música urbana brasileira, com a possibilidade de realizar duetos e batalhas de rimas com usuários de todo país.

E aí curtiu? Já dá para fazer uns hits com essas informações, hein? Então comece baixando o app através desse link -> #BatalhaFUNK O melhor caminho para começar na música urbana nos dias de hoje.