Blog

Bala love, mais um funk mineiro que está dominando o Brasil!

veja a receito do sucesso do funk mineiro

Pensar em Funk é pensar automaticamente no Funk Paulista e Carioca, mas ultimamente os Funks mineiros são os mais tocados no país. No post de hoje, vamos falar de um Funk muito específico: ‘Bala love’: funk com batidas ‘viajadas’ e dancinhas do TikTok, boa leitura.

O funk mais tocado no Brasil atualmente é “Bala love”, do MC Anjim. Os diminutivos dos nomes entregam a origem comum: o funk de Belo Horizonte, como todo mineiro, comeu “quieto” e com o “tempero mineiro”, conquistou todo o Brasil.

Os DJs criaram uma batida lenta e envolvente com uma variedade incrível de sons: barulho de latinha, chiado, violino recortado, flauta sintetizada, toque de telefone, “gritinho” de Bob Esponja, Pikachu e Pica-Pau, luta de Mortal Kombat, King of Fighters, trabalho visto anteriormente por Patu Fu, em Música de Brinquedo e em álbuns do Rappa.

O “pique BH” já inclusive teve a sua receita copiada, como no hit “Bipolar”. Hoje, BH renova e domina o funk brasileiro. Mas o ritmo está longe de ser novo na cidade, onde os bailes funk acontecem desde os anos 80. Outros grandes ritmos como “Na ponta ela fica” lançado por Mc Delano em 2015, com sua marca melódica, lenta, e sem medo de misturas, Delano é apontado por precursor do Funk em BH.

“Parado no bailão” foi um dos maiores sucessos na internet de 2018. Os cantores são o mineiro L Da Vinte e o paulista Gury, com dois produtores de BH: Swat e o próprio Delano.

MC Rick, dono do hit “Sarrou, gostou”, com produção do seu mentor, MC Delano, também é nativo de BH. Junto com Zaquin eles gravaram “Não Nasceu Pra Namorar”, o funk mais tocado do Brasil em agosto. Zaquin cresceu em Venda Nova, na zona norte de BH.

MC Anjim, de “Bala love”, funk número 1 no Brasil desde o início de setembro que foi produzido pelos DJs PH da Serra e LV do MPD tem um jeito chapado de cantar que entrega sua influência de trap, a variação arrastada do rap americano.

O segredo do sucesso da ‘Bala love’

Com o vocal arrastado e as referências lisérgicas de Anjim, LV e PH aprimoram a fórmula de “Água rosa” e criaram a nova base a partir de um sample vocal de dancehall, o ritmo jamaicano. A escolha, segundo ele, foi pelo fato de os ritmos latinos e caribenhos serem o que há de mais pop no mundo hoje, como podemos ver nas músicas da Anitta, que já transcendeu do Funk e conquistou o mundo.

Eles incluíram trechos melódicos novos e feitos com recortes de samples: flautas, violinos e vocais. PH também insere um som do jogo Mortal Kombat; LV, de King of Fighters. A batida tem chiados, kalimba, steel drums.

Nos resta apenas saber quais serão os próximos passos do funk mineiro e de que outras maneiras ele vai revolucionar o mercado fonográfico do Brasil.

No nosso app não importa de qual estado você é, todos podem participar e fazer sua música.
E aí, gostou do post? Volte sempre ao nosso blog e fique por dentro de mais conteúdo exclusivo do Funk!

Posts Relacionados

Rap dos Hokage
O Rap dos Hokage, Um Hino do Rap Geek
A música “Rap dos Hokage” criada pelo grupo brasileiro 7 Minutoz em 2020, essa faixa é mais do que uma...
Murb no Rio2C
A Murb no Rio2C 2024
A Murb está pronta para marcar presença no Rio2C 2024 (Rio Creative Conference), o maior encontro de criatividade da América...
fazer música pelo celular
Fazer Música Pelo Celular é Bom ou Ruim?
No mundo movimentado de hoje, não há tempo a perder quando a inspiração musical surge. É aí que entra a...
A importância da Batalha de Rima na Cena
A importância da Batalha de Rima na Cena
Vamos para o asfalto, para as praças, parques, e para as frentes de metrôs, ou qualquer lugar onde os versos...
Novos Beats do Murb Março
Os Novos Beats do Murb em Março
Se você está procurando novos beats para compor e gravar aquela sua letra pesada que escreveu, ou está querendo aquela...
Professor Viraliza ao Ensinar Sua Matéria com Funk
Professor Viraliza ao Ensinar Sua Matéria com Funk
Hoje vamos falar do poder que uma música pode ter na vida das pessoas, como o funk, o rap, o...

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais