Blog

Da Favela para o Mundo: Top 3 países que mais ouvem funk

3 países que mais ouvem funk

O funk brasileiro nasceu nas favelas cariocas no fim da década de 1980, mas ganhou destaque nos anos 1990, com nomes como Claudinho & Buchecha e DJ Marlboro. Ao longo do tempo, o estilo cresceu e tomou conta de todo o país: misturou-se com outros gêneros musicais, recebeu uma cara nova e batida diferente.

O Spotify, maior serviço de streaming musical do mundo, divulgou um levantamento sobre o crescimento do funk brasileiro no meio internacional. Entre 2016 e 2018, o consumo de playlists dessa categoria na plataforma cresceu 3.421% fora do Brasil.

Em geral, incluindo nosso país, o número também surpreende: 4.694% de aumento global no maior serviço de streaming de música por assinatura do mundo.

Ao sair do Brasil e da América Latina, o funk tem como primeiro destino a Europa. Mesmo assim, porém, o país que ouve funk no Spotify fora do Brasil são os Estados Unidos, seguidos por Portugal e Argentina.

Países onde o Spotify consome mais funk fora do Brasil:

• Estados Unidos
• Portugal
• Argentina

Roberta Pate, Gerente de Marketing com Artistas e Gravadoras do Spotify para América Latina e Estados Unidos hispânico, ressalta esse crescimento do gênero no mundo e destaca a importância do Spotify e da internet para que o funk se consolidasse como um dos gêneros mais ouvidos no mundo. “O funk brasileiro já é um verdadeiro fenômeno”.

Os últimos 2 anos foram cruciais para a expansão do funk e neste período vários artistas surgiram no Brasil e logo despontaram também no Spotify global. Além de Anitta, MC Kevinho, MC Fioti e Ludmilla, já citados anteriormente, Dennis DJ, MC G15, MC Zaac e Nego do Borel também estão na lista dos artistas de funk mais ouvidos fora do Brasil no Spotify.

As músicas desses artistas brasileiros se tornaram mundialmente conhecidas rapidamente. O funk ganhou as paradas internacionais do Spotify e músicas como “Malandramente”, de Dennis DJ, “Olha a Explosão”, de MC Kevinho, “Bum Bum Tam Tam”, de MC Fioti, “Vai Malandra”, de Anitta, entre outras, se tornaram verdadeiros hits mundiais.

A carioca Anitta é um dos maiores exemplos de como o funk conquistou o globo. Ela foi a primeira brasileira a conquistar o prêmio MTV EMA Worldwide Act Latin America, em 2017. Além disso, as parcerias internacionais são uma das marcas da funkeira, que já cantou com Maluma, Iggy Azalea, Diplo e Major Lazer.

O funk provém dos movimentos chamados de contracultura, nos quais se inscrevem os diferentes tipos de música funk – americano, brasileiro, português – eles representam formas de contestação dos desígnios impostos pela nossa modernidade e reações que enaltecem antes os valores coletivos que estão na base de toda a comunidade e de todo o relacionamento social. Será o funk mais uma moda fugaz, ou veio para ficar por tempo indeterminado?
Qual a sua opinião?

Gostou do post? Acompanhe o nosso blog pra ficar por dentro do mundo do Funk!

Posts Relacionados

Professor Viraliza ao Ensinar Sua Matéria com Funk
Professor Viraliza ao Ensinar Sua Matéria com Funk
Hoje vamos falar do poder que uma música pode ter na vida das pessoas, como o funk, o rap, o...
A Murb e a Cufa Heliópolis
A Murb e a Cufa Heliópolis se Juntam em Ação Social
A Murb e a CUFA Heliópolis se uniram numa ação social para premiar três MCs da música urbana. A ação...
Grandes Gravadoras Perdem Espaço Segundo o Spotify
Grandes Gravadoras Perdem Espaço Segundo o Spotify
O som das ruas está tomando o mundo digital das gravadoras! Num virar de página na história da música urbana,...
MCs podcasts
Os Reis do Podcast: MCs que Dominaram a Audiência
O podcast se tornou uma força poderosa na indústria da música urbana, oferecendo uma plataforma única para MCs se conectarem...
Vai-Vai Homenageia os 50 anos de Hip Hop no Carnaval 2024
Vai-Vai Homenageia os 50 anos de Hip Hop no Carnaval 2024
O Carnaval de 2024 em São Paulo foi marcado por um desfile épico da Vai-Vai, uma das escolas de samba...
O Trap Gospel vem conquistando Jovens dentro e fora das igrejas
O Trap Gospel Vem Conquistando Jovens Dentro e Fora das Igrejas
Na batida da fé, o som que está balançando os corações e mentes da galera jovem: o trap gospel. Se...

Curtiu o Conteúdo?

Receba em primeira mão, conteúdos exclusivos semanais