O Bet Awards é a principal premiação voltada para a cultura negra, o evento reúne diversas celebridades da música, do esporte e do entretenimento audiovisual para uma celebração, a última edição do Oscar da cultura afro aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos no último dia 26 de junho, recebendo diversas celebridades do mundo inteiro e inclusive artistas brasileiros do rap e funk que estiveram presente.
Já abordamos em outros conteúdos aqui no blog, sobre o quanto o funk evoluiu nesses últimos 10 anos, sobre tantas e quantas barreiras foram quebradas para chegar em níveis grandiosos como esse, afinal para uma cultura que sempre foi marginalizada pela elite e constantemente sofre com coisas do tipo através da mídia, chegar na maior premiação da cultura negra e urbana da música é um feito enorme.
E isso vale para o Rap também, ambos saindo das comunidades pobres do Brasil, os segmentos que hoje andam lado a lado para se tornar os mais ouvidos do país, em algumas regiões já dominam as paradas e estão começando a bater na porta da gringa.
A mais recente edição contou com a presença de dois brasileiros que são já figurados entre os maiores nomes da música nacional. Foram indicados por seus talentos e conquistas na música nos últimos com rap e funk, a cantora Ludmilla e o rapper MD Chefe.
Veja os melhores momentos da última edição: Bet Awards 2022
Mas antes deles, outros grandes nomes da música e da arte brasileira foram indicados ao prêmio, vocês sabem quem são? Totalizando, vamos contar para vocês quem são os 7 artistas que já foram indicados ao prêmio, com 2 vencedores.
1- DJONGA
O responsável pela estreia do Brasil nas premiações da BET, em 2020, Djonga concorreu na categoria Melhor Artista Internacional do BET Hip-Hop Awards, frutos da repercussão dos discos “Ladrão” e “O Menino Que Queria Ser Deus“. O artista não recebeu o prêmio, mas ganhou grande visibilidade nacional e internacional.
2- MC DRICKA
A Rainha do Funk Paulista, MC Dricka concorreu na categoria de Melhor Novo Artista Internacional em 2021, representando o Brasil junto com Emicida e Djamila. Conforme sua ascensão no cenário musical, seus hits e seu estilo vem chamando atenção do público internacional.
3- EMICIDA
Em 2021, no auge do cenário da música brasileira devido ao projeto “AmarElo“, que se tornou um dos principais lançamentos musicais da época, o rapper de São Paulo foi indicado a Melhor Artista Internacional no BET Awards.
4- DJAMILA RIBEIRO
A escritora e ativista Djamila Ribeiro foi premiada no BET Awards de 2021, vencendo na categoria Global Good, se tornando a primeira brasileira a levar um troféu da premiação. Embora o primeiro troféu brasileiro não tenha sido na música, pode ter certeza que ele foi bem representado.
5- XAMÃ
2021 foi o ano com mais representações brasileiras, Xamã foi indicado a ‘Melhor Flow Internacional‘ no BET Hip-Hop Awards. Infelizmente não foi premiado, mas é notório o quão evoluiu como artista e musicalmente, seu reconhecimento atual faz jus ao seu trabalho.
6- LUDMILLA
Na última edição do prêmio em 2022, Ludmilla concorreu na categoria de Melhor Ato Internacional, representando novamente o funk brasileiro e abrindo novas portas para a música urbana do Brasil.
7- MD CHEFE
O “Rei da Lacoste” venceu a categoria de Artista Revelação Internacional do BET Awards, desfrutando da sua ascensão ao emplacar o hit “Moda Casual de Luxo”, que hoje soma mais de 70 milhões de visualizações no YouTube.
E aí, você acompanhou e pegou a visão? Ja deu para notar que tanto a musica brasileira como a arte esta chegando nos olhares e ouvidos dos gringos? Então valorize a arte nacional e conte para nós aqui do #BatalhaFUNK qual dos artistas brasileiros você espera ver nas próximas premiações e nao precisa ser apenas artistas de rap e funk. Deixe nos comentários.