Empreendedores da Quebrada

Que a música urbana é algo gigantesco nos dias de hoje não é novidade para ninguém, não é mesmo? É como se fosse um edifício de milhares de andares que abriga inúmeras culturas, diversidades e oportunidades. E para todas as vertententes que existem dentro da música urbana se popularizarem, existem alguns ingredientes que o cercam e o ajudam, hoje vamos falar deles, os empreendedores da quebrada.

Você já deve ter visto aquele cabeleireiro que ficou famoso fazendo cortes diferentes na favela, você também já deve ter visto aquele influencer que fica fazendo malabarismo com suas motos dando o famoso “grau”, e claro não podemos esquecer das pessoas que abriram sua lojinha no bairro e viralizaram entre as roupas de grife e estilos autênticos da periferia.

Pois bem, essas pessoas são o retrato de muitos brasileiros que sonham em vencer na vida, pessoas que ousaram sair da sua zona de conforto ou até mesmo por uma questão de necessidade começaram o seu negócio, mesmo enfrentando as adversidades impostas pela realidade em que vivem.

São pessoas de extrema importância para a economia local, ajudando a desenvolver o bairro em que elas mesmo vivem, pois é lindo de se ver, você chega em um bairro da periferia e encontra muitos estabelecimentos abertos, aquela diversidade de opções fazendo o dinheiro girar por lá mesmo. 

Atraindo grandes empresas como supermercados de redes famosas, farmácias, academias e entre outros estabelecimentos que eram exclusivos às zonas mais centrais da cidade. Hoje nota-se também que o crescimento do entretenimento vem se expandindo, inúmeras quadras de esportes e áreas de lazer vêm sendo construídas aos arredores dos bairros.

Lado a Lado com a Música Urbana

Você deve estar se perguntando porque estamos relacionando esse tema com a música urbana. É simples, a pessoa que vem da periferia decide se tornar artista dentro de algum segmento da música urbana, seja o funk, trap, rap entre outros, ela se torna primeiramente um empreendedor da quebrada.

Veja bem, a música urbana é repleta de artistas independentes que buscam seu reconhecimento, que buscam ser contratados por alguma produtora ou gravadora renomada. Mas enquanto estão nessa busca, é ela por ela, essa pessoa acaba fazendo tudo sozinha, gerencia sua carreira, escreve, grava, produz e vende seu produto, que são suas músicas. Isso é tão empreendedor quanto abrir uma loja.

E por terem essa conexão e por saírem dos mesmos lugares acaba rolando uma espécie de parceria, um ajudando o outro a se levantar. Hoje é comum você ver MCs e Rappers fazendo questão de mostrar onde cortam seu cabelo, onde compram suas roupas, onde compram seus carros e por aí vai. Entre parcerias, troca de favores por descontos, os empreendedores da quebrada se unem e se levantam juntos.

Mas quais são os empreendimentos da quebrada? Conheça algumas ideias e inspirações com histórias reais de pessoas que decidiram mudar de vida:

Cabeleireiro da Quebrada

Um dos maiores empreendimentos que você encontra nos bairros periféricos nos dias de hoje são as barbearias, afinal todo mundo quer ficar bonitão com seu disfarce atualizado. Histórias como as do Barbeiro Ariel se repetem todos os dias, vencendo as adversidades e os problemas, encontrando a profissão que mudou a sua vida e a de sua família.

(Foto: Reproducao Ariel Barbeiro)

Loja de Roupa da Quebrada 

Bruno Vinícius com $300 emprestados por sua mãe começou a empreender, como sacoleiro, e hoje é dono de uma grande loja de roupas de grife em SP. Saindo da periferia da zona leste decidiu mudar de vida enquanto era empacotador de um supermercado.

(Foto: Reprodução instagram)

Loja de Carros

“Tcar ta como?” Se você consome bastante internet, e está sempre acompanhando MCs, Rappers e jogadores de futebol que atuam aqui no Brasil, você já deve ter ouvido esse bordão com certeza. Tiago Fernandes, ex-lavador de carros, hoje vende cerca de 40 automóveis de luxo por mês.

(Foto: Reprodução instagram)

Estética Feminina

Outro segmento que explodiu nos últimos anos dentro das comunidades, onde as mulheres em sua maioria dominam o mercado com salões de cabeleireiros, clínicas de estéticas, design de sobrancelhas e esmalterias. O que antes você encontrava apenas em regiões centrais, hoje você tem em seu bairro.

(Foto: Reprodução instagram)

Tabacaria e Lounge da Quebrada

Alternativa criada para atender as pessoas da comunidade que não tinham condições financeiras ou de logística para frequentar as grandes baladas e casas de shows, os Lounges e Tabacarias hoje atendem esse público, se tornando o point preferido dos jovens na quebrada.

(Foto: Reprodução instagram)

E aí, gostou de saber sobre os empreendedores da quebrada? Conte para nós nos comentários do #BatalhaFUNK