Dicas Sobre Spotify Para MCs e DJs

Spotify Para MCs e DJs

Você já conseguiu entrar com sua música em alguma playlist do Spotify? Então pegue o papel e uma caneta, vamos falar de Spotify para MCs e DJs.

Hoje vamos falar do quão importante é para um artista estar dentro de grandes playlists do Spotify – inclusive, é algo que deve fazer parte da estratégia do artista.

Pois imagine você sendo artista, tendo suas músicas nas playlists do seu gênero musical, é ou não é uma ótima chance para ser descoberto?

Porém, muitos artistas novos não sabem dessa importância, e deixam grandes oportunidades passarem por não entenderem o processo.

Saiba Mais Sobre: Guia De TikTok Para MCs e DJs – #BatalhaFUNK

(Foto: Instagram Reprodução / MC Cabelinho)

Muitos artistas acreditam que entrar em playlist é quase impossível, além de acharem que precisam ter contatos específicos ou até mesmo pagarem por isso.

Primeira dica que podemos passar é, nunca pague para entrar em playlist, isso não será necessário – existem outras formas e caminhos para você conseguir entrar.

Não existe uma plataforma que você entra direto, mas existem processos para ingressar nas playlists, vamos ver como faz? Se liga só nas dicas de Spotify para MCs e DJs:

Ative e Atualize seu perfil de Artista no Spotify 

Para poder entrar em uma playlist no Spotify, é necessário ter o acesso à sua conta do Spotify Artist. Se você já tem música na plataforma e não tem acesso, precisa reivindicar esse acesso e atualizar as informações. 

Faça um Pitch no Spotify para Artista

Para começar, você deve estar se perguntando, o que é um Pitch? Pitching na cena musical significa recomendar ou tornar sua música conhecida para os editores.

É entregar a eles, o máximo de informações possíveis sobre a sua música, desde o gênero, até a inspiração de cada trecho.

Desde 2018, o Spotify permite que todos artistas façam Pitch – argumento de venda que pode ser feito através do seu aplicativo ou site do Spotify para artista.

Exemplos de Playlists

Algorítmica: Sua música entrará no Descobertas da Semana, Radar de novidades, Daily Mix, etc. Daqueles que seguem você ou que seguem artistas semelhantes a você.

Algorítmico-personalizado: essas listas são selecionadas editorialmente, mas variam para cada usuário, dependendo de seus gostos. 

Editoriais: As músicas da lista são selecionadas pelos editores especializados do Spotify em cada região.

 

Precisa ser consistente e colaborar com outros artistas

As primeiras tentativas de pitch podem não funcionar. Mas não desista, faz parte do processo, de ser consistente. 

É extremamente importante ter um planejamento de lançamento para que a equipe editorial do Spotify comece a notá-lo. 

Outra opção que pode trazer bons resultados é colaborar com artistas que tenham mais experiência na área musical.

Lembre-se que, você é um artista iniciante, ou emergente, o Spotify oferece muitas ferramentas úteis para artistas, incluindo histórias de como vários artistas conseguiram escalar de uma lista de reprodução para outra. 

Saiba Mais Sobre: Distribuição Digital De Música Urbana – #BatalhaFUNK

(Foto: Instagram Reprodução / MC Kako)

E aí, você pega a visão? Agora só precisa seguir os passos e alinhar as estratégias, para que consiga escalar suas músicas nas playlists do spotify.

Se ficou alguma dúvida no ar, comente aqui nessa materia sobre Spotify para MCs e DJs do BatalhaFUNK